RESULMO DA PALESTRA 18/08/2014

Resumo da Palestra no Portal de Sananda (GAF) em 18/08/2014:

Tema: “Esquecimento”

O esquecimento do passado e das experiências desastrosas vivenciadas, é que torna possível o progresso moral e espiritual das criaturas humanas.
Quem não esquece o mal de que tenha sido vítima ou algoz, pode estacionar por tempo indeterminado, na revolta, no ódio, na amargura e na falta de fraternidade.
O esquecimento no que diz respeito ao que se fez ou o que se foi em pretéritas vidas, enseja um crescimento íntimo em tempo mais curto do que se levaria caso tivéssemos que conviver com as lembranças ruins e negativas.
Assim sendo, não devemos vasculhar as lembranças fixadas na mente com o propósito de trazer para a vida presente, o que deve permanecer sepultado no passado.
A preocupação maior deve ser a construção de um futuro melhor, através de estudos edificantes que possibilitem avaliação consciente do caminho à ser percorrido.
Valendo-nos tão somente das tendências e dos hábitos que hoje revelamos, podemos intuir o que precisamos mudar em nós.
Interagindo com outros indivíduos, podemos identificar quais os pontos vulneráveis onde devemos concentrar nossos esforços para correção.
Pelo estudo das coisas espirituais, as reminiscências do passado se farão naturalmente, sem que se torne indispensável a revelação do pretérito.
Não devemos enveredar por caminhos ilusórios em busca do passado. Caminhemos sempre adiante na tarefa de amor à nós e ao próximo e tudo nos será acrescentado.

Tema: “Compreensão”

Compreensão é virtude que nos predispõe ao perdão.
Pela compreensão evitamos que mágoas e ressentimentos achem abrigo em nossas mentes e corações, e se exteriorizem em raiva e revides.
É que não é dado a ninguém exigir infalibilidade aos outros, quando ainda não somos perfeitos.
Somos criaturas comprometidas com o passado, por isso, assinalados por muitas limitações e erros.
Só pela compreensão do porque da vida, podemos transferir as ambições concernentes as coisas da matéria para as espirituais.
Por isso, nosso maior desafio é a conquista de nós mesmos, no domínio mais amplo das nossas próprias emoções, pensamentos e ações.
Porém, a virtude da compreensão precisa da ajuda das virtudes, paciência e solidariedade, nos ajudando na auto superação dos erros e equívocos.
Não somos isentos de falhas, então, para que a compaixão nos inspire ao bem comum, precisamos da compreensão.
A qualquer momento podemos nos equivocar , já que longe da sabedoria ainda nos encontramos.
Que os erros que identificamos nos outros, sirvam de espelho para os nossos próprios erros.
Pretender a perfeição em nós e nos outros, na atual conjuntura evolutiva da humanidade, é desejar o impossível.
A compreensão de uns para com os outros, evita a discórdia que, quase sempre, se degenera em agressão, dor e sofrimento.

Tema: “Ainda é tempo”

Infelizmente, só depois da desencarnação, é que valorizamos cada minuto perdido no corpo físico…
Só além das estreitas portas do túmulo, é que lamentamos as oportunidades perdidas de ascensão espiritual pelos envolvimentos em ilusões e apegos materiais…
Só quando nos contemplamos, redivivos na vida que se desdobra para além da sepultura, é que observamos nossos erros refletidos no espelho de nossa própria consciência.
Só quando a lucidez se fizer maior, é que somos invadidos pelo remorso de quem, no corpo físico, não se ocupou de buscar o tesouro espiritual mas, se deixou envolver pelos interesses imediatos do mundo das sensações.
Então, ao nos reconhecer na condição de alunos relapsos, é que choramos pela inversão de valores a que nos consagramos e, desejamos nova oportunidade no físico para novas lições benditas de aprendizado.
Retornaremos à Terra para que a luta sem tréguas nos leve à sabedoria e ao progresso.
Então, precisaremos caminhar entre a renúncia e o sacrifício, silenciando queixas, tomando a cruz que desprezamos, seguindo na luta com determinação e alegria.
E, enquanto o dia e a noite nos sorrirem, trabalharemos com afinco, aproveitando todos os momentos no preparo da nossa ascensão pela transformação íntima.
Se desejamos adentrar à espiritualidade em paz, usemos, no hoje, a fraternidade e o amor. ( Favor Compartilhar )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>