RESUMO DA PALESTRA 09/06/2014

Palestra no Portal de Sananda (GAF), segunda-feira dia (09/06/14)

Tema: “A riqueza verdadeira, o Amor”

A riqueza terrena é constituída de posse, dinheiro, poder e fama…
No entanto, a riqueza verdadeira é sentimento composto das boas aquisições morais obtidas em inúmeras experiências terrenas.
É que a riqueza verdadeira não é material, mas espiritual…
Ela se forma pelo conhecimento, pelo estudo perseverante, pela prática sem fadiga no bem e no auxílio fraterno aos irmãos sem rumo pelo desconhecimento.
Ela é bendita porque só pode ser conseguida quando usamos pensamentos, palavras e ações para auxiliar, pelo amor, aos irmãos que ainda não despertaram para a verdadeira vida, a espiritual.
A verdadeira riqueza, por necessitar do uso da compaixão e do desapego, só pode ser adquirida pelo empenho, atitude, perseverança e disciplina.
São verdadeiramente ricos, os que extraem todo bem possível de seus deveres e do seu trabalho corretamente cumprido, de amparo e auxílio aos “pobres em espírito”.
A riqueza verdadeira é luz que ilumina cada gesto de fraternidade e amor, diante os atos de violência e opressão.
Rico é o que reparte e distribui amor sem nunca empobrecer pois sua riqueza é espiritual e verte do infinito tesouro de misericórdia do Pai.
Se, é nosso desejo possuir a riqueza espiritual, precisamos transportar sempre em nossos corações o tesouro que nunca se esgota, o Amor…

Tema: “Fadiga”

Se o cansaço procurar paralisar nossa ação fraterna, precisamos recordar dos irmãos que esperam nossas mãos obreiras.
Urge entender que muitos, mesmo na plenitude de suas forças físicas, se viram imobilizados por enfermidades, acidentes ou processos obsessivos e precisam de nossa mobilização valiosa do trabalho fraterno.
Precisamos nessa hora, observar a tortura dos irmãos reclusos em leitos de provação e trazendo os corações doloridos na desesperança.
É necessário considerar também, o sofrimento dos que nascem em dolorosa idiotia, necessitando do auxílio alheio.
Meditemos na aflição e na dor dos que sobrevivem aos desastres terríveis e naqueles que, atropelados pela calúnia tombam moralmente precisando de ajuda.
Se a fadiga nos espreitar o campo físico, emocional ou sentimental, pensemos nos irmãos ilhados em padecimentos do corpo e da alma a esperarem o auxílio de uma palavra, de uma oração e de mãos fraternas e amorosas.
Todos somos dotados de energias quando agimos no bem, então, não vamos nos abandonar à inércia… o trabalho é santo remédio.
Se a fadiga aparecer só por preguiça, lembremos das tarefas que necessitamos realizar para construirmos uma vida melhor.
JESUS numa de suas pregações asseverou positivo: “O Pai trabalha até hoje e Eu também!”
Eis o exemplo sábio que precisamos seguir.

Tema: “Perseverança”

Crescer espiritualmente possibilita ingresso em maravilhosa viagem de auto-descoberta…
Essa descoberta de nós mesmos traz a compreensão dos mistérios da vida espiritual ainda desconhecidos ou esquecidos…
Provas e tribulações, pedras e espinhos, conflitos e lágrimas, dor e desarmonia, encontram-se na estrada da vida até que o último “ser vivente” se transforme moral e espiritualmente.
No entanto, qualquer transformação exige perseverança para ter êxito e que, não nos é facultado fugir, pois que ela é fator de incentivo para buscar, conhecer, trabalhar, edificar e auxiliar sem desânimo.
A perseverança é sentimento sereno diante os encargos que exigem trabalho, cooperação e auxílio fraternos.
Perseverar é agir sem desânimo na construção do bem comum, usando sempre as ferramentas adequadas, a compreensão, a alegria e o Amor.
A perseverança não prescinde da humildade, da paciência, da resignação para ter-se êxito nas empreitadas no bem.
É preciso perseverar sempre, pois ninguém deve viver na ociosidade, já que para evoluir é preciso trabalho, estudo, empenho e cooperação.
Pela perseverança podemos alcançar níveis cada vez mais elevados de ordem, harmonia, clareza, progresso, fé e amor em todas as áreas de manifestação.
Em verdade, por nosso livre arbítrio podemos parar ou diminuir nosso ritmo de crescimento, mas será essa a escolha mais acertada?
Que possamos refletir… ( Favor Compartilhar )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>