RESUMO DA PALESTRA DO PORTAL DE SANANDA DO DIA 23/03/2020

RESUMO DA PALESTRA DO PORTAL DE SANANDA DO DIA 23/03/2020

DOENÇAS EPIDÊMICAS

    O que são? Para entendê-las, se faz necessário buscar conhecer o histórico delas através do caminhar terreno. Toda doença dependendo do número de pacientes e de sua localização e expansão, é assim classificada: “endemia”, quando é típica de uma região e não se propaga a outros lugares; “ surto”, quando o número de doentes aumenta bastante numa região específica; “epidemia”, quando a doença se alastra drasticamente em diversas localidades, seja a nível municipal ou estadual; “pandemia”, quando a epidemia de um país se espalha por diversas regiões do mundo.

     No histórico mundial das epidemias é mostrado que muitas delas se transformaram em pandemias tão letais que quase aniquilaram cidades inteiras em diversos países. Exemplo: A peste asiática, a peste espanhola e a negra. Tudo devido principalmente à falta de higiene e também à inexistência de planos de saúde e ao pouco entendimento médico da época em que ocorreram.

     Resultado: Milhões de óbitos causando intenso sofrimento à população atingida pelo vírus. Hoje a realidade é outra devido aos avanços médicos,  tecnológicos e farmacêuticos que ocorrem diariamente. No entanto, o desconhecimento tem levado grande número de pessoas a considerar o “coronavírus” um castigo ou uma zombaria daquele que vulgarmente chamam de demônio. É triste, apesar das conquistas, observar tanta ignorância!

     Qualquer tipo de epidemia serve do despertar para a humanidade, no que diz respeito à sua conscientização para a necessidade da higiene, seja pessoal ou coletiva para a preservação da natureza e por conseguinte do planeta. Que no lugar da indisciplina, do pânico e do apontar de dedos, cada um busque se comportar como um cidadão consciente para que a vida ocorra sem a constante presença das epidemias.

     Respeitar a si mesmo e ao próximo nas atitudes conscientes e fraternas dos bons exemplos nesse momento de saúde frágil e perigosa, ajudará que a pandemia não fique sem controle e não se espalhe causando óbitos e sofrimentos a milhares de pessoas. Exigir direitos também pede o cumprimento os deveres de cidadão consciente e responsável. Desperte para o amor!

AVISO

AVISO: COMUNICO QUE A PARTIR DO DIA 24/03/2020 O PORTAL DE SANANDA ESTARÁ REALIZANDO DIARIAMENTE UM TRABALHO PARA O PLANETA E SEUS HABITANTES EM CONJUNTO COM TODOS QUE ASSIM DESEJAREM PARTICIPAR, ÀS 18 HORA ONLINE NO FACEBOOK “CELSO AMADEU”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>