RESUMO DA PALESTRA 02/03/2015

Palestra no Portal de Sananda (GAF), nesta segunda-feira (02/03/2015):

Tema: “Espírito e Personalidade”
Todo espírito é criado inexperiente, carecendo adquirir conhecimentos e experiências que o levem a perfeição. Possui faculdades latentes, cujo desenvolvimento vai precisar do uso adequado do livre arbítrio que fizer a personalidade que o expressa na vida terrena.
A criatura humana, ou personalidade, em sua escalada evolutiva, está sempre sujeita à erros, estacionamentos e até a retroagir, o que não acontece ao espírito.
Muito se tem questionado: “Se todo o espírito é criado de modo igual, por que uns seguem o bom e reto caminho e outros preferem seguir pela senda do mal?” – A resposta é a relativa liberdade no uso do livre-arbítrio de sua personalidade terrena.
Mas é errando que se aprende a desenvolver a capacidade para discernir e fazer boas escolhas.
O uso do livre-arbítrio faz que se determine que tipo de vida se deseja, por isso, pensamentos, palavras e ações são de inteira responsabilidade da personalidade, não do espírito.
Porém, à medida que se esclarece, se conhece e se compreende como Centelha Divina, a personalidade encarnante pode dominar suas paixões e fortalecer sua capacidade de respeitar, perdoar e amar. Passa então a medir consequências antes de tomar decisões, não se deixando levar pelos instintos primários inferiores.
Para sermos felizes precisamos estar sempre sintonizados com a mente crística de nosso espírito para que ele possa nos guiar e proteger.

Tema:” Fatalidade e Destino”
Comete grande erro quem pensa estar a humanidade à mercê das forças irrevogáveis da fatalidade e do destino. Se todos os acontecimentos fossem pré-estabelecidos, não se poderia impedí-los ou modificá-los, portanto, ninguém teria a liberdade de agir ou escolher seu destino.
Fracasso, decepção, desilusão, medo e sofrimento não decorrem da fatalidade ou do destino, mas sim da maneira errônea de proceder. Grande parte das atribulações no caminhar terreno são apenas o resultado do pensar, falar e agir sem reflexão ou critério. Embora sejam atribuídas à fatalidade ou ao destino, elas são apenas geradas pelo desconhecimento da Lei de Ação e Reação, o que não ocorre com os acidentes fatais, as doenças congênitas, as deficiências e os cataclismas da natureza, onde a fatalidade age para corrigir os erros do passado. Mas, ações que ferem e matam, longe de se constituirem destino, são apenas o desrespeito à Vida e à Deus.
A faculdade de escolher entre o amor e o ódio é nata em toda criatura, portanto, cada um só colhe o que semeou. O presente é resultado do ontem, o futuro está sendo construido hoje, exigindo prudência no pensar, no falar e no agir, para que o amanhã seja de paz e de felicidade.
Infelizmente, os segmentos religiosos, em sua maioria, negam a pluralidade das existências, o que tem impedido distinguir entre fatalidade, destino ou más escolhas.

Tema:” Doutrina de Jesus”
A doutrina deixada por Jesus tem como fundamento maior o Amor Incondicional. Ela é estruturada na simplicidade, não obstante sua profundeza de conteúdo. Não há nenhuma agressão contra as doutrinas dos homens, mas ressalta sempre a necessidade da ética e da moral elevadas.
Auxilia o sofredor animando-o a prosseguir com bom ânimo em sua jornada, embora ela lhe seja áspera e dolorosa. Reergue o caído encorajando-o a avançar sem desânimo, ódio ou desejo de vingança. Estimula o equilíbrio na vitória sobre as paixões e desejos mundanos. Investe contra o erro, mas ampara quem se deixou vitimar pelo engano, advertindo para a necessidade de não perseverar no erro. Adverte mas não ameaça, define comportamentos através dos quais se faça possível a integridade moral e espiritual. Substitui o temor pelo amor a Deus, declarando seus herdeiros os limpos de coração que triunfarem sobre as tentações e chamamentos da matéria.
Todo contexto da Doutrina de Jesus é contrário à violência, ao medo, à manipulação, à imposição. Encoraja a luta honesta, mas não faculta a arbitrariedade. Ajuda na compreensão quanto a necessidade da reparação dos erros e faltas.
Ela é farol abençoado para hoje e para os tempos vindouros, clareia rotas e ilumina mentes e corações rumo à Vida Verdadeira.
( Favor Compartilhar )
ADQUIRA ESTE LIVRO NO PORTAL DE SANANDA ( GAF ) OU PODEMOS ENVIA-LO COM UMA TAXA DE ENTREGA. Detalhes em nosso site: www.portaldesananda.com.br baner_livro_alta_resolucao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>