RESUMO DA PALESTRA 15/12/2014

Palestra no Portal de Sananda (GAF), desta segunda-feira (15/12/14):
Tema: “Reparação”
O primeiro passo para a reparação dos erros é o arrependimento sincero pelo mal praticado.
Arrepender-se é amadurecer em razão e emoção, o que permite uma análise sincera dos fatos e a consequente descoberta dos erros cometidos.
Em verdade, todos tem o direito de errar, condição normal do ser em evolução, porém, o prosseguir no erro significa a permanência no estado, ainda primitivo, dos instintos.
É a imaturidade (moral e emocional) que conduz as condutas equivocadas pela falta de conhecimento, pelo orgulho, pela vaidade e pelo estado mental em desequilíbrio. Somente quando se desperta em consciência pelo estudo e reflexão, é que o arrependimento se faz presente ajudando buscar meios honestos de reparação dos males e faltas.
No entanto, mesmo significando um ato de elevação dos sentimentos, só o arrependimento não basta…Faz-se necessário ressarcir os prejuízos e reparar todo o mal que se haja praticado.
Só pela meditação diária, é que se pode precaver das ações infelizes derivadas dos pensamentos não controlados.
Reparar as agressões (físicas ou verbais) impede que o ódio e o desejo de vingança aconteçam e se expressem em atitudes violentas.
É preciso vigilância e renovação diária que ajudem a enfrentar vícios morais e mentais que tanto agridem e magoam.
O arrependimento é a luz na mente.
A reparação é a consciência do dever retamente cumprido.

Tema: “Evolução”
Nossa evolução está ligada ao progresso do espírito imortal responsável por nossa individualidade terrena.
O direito a evolução é comum a todos os espíritos que, partindo do mesmo ponto de origem, devem atingir o mesmo destino, a perfeição.
A evolução, seja moral ou espiritual, ocorre ora na espiritualidade, ora na superfície dos mundos físicos, nos múltiplos ciclos de existência.
Na caminhada terrena, a individualidade (personalidade) vive as voltas com sua colheita, ressarcindo débitos, saldando dívidas, fortalecendo virtudes, sempre atenta para não contrair novos encargos.
É que sempre colhemos o que semeamos, então, precisamos estar cientes para o fato de que levaremos para cada etapa de vida o resultado de nossas boas ou más escolhas… Nossas aquisições morais e intelectuais; nossas virtudes e defeitos; nossas tendências e predicados… Então…
“O que hoje somos, amanhã continuaremos a ser”.
Possuímos potencialidades necessárias a nossa evolução, iluminação e progresso…Atributos do espírito ainda em estado embrionário que precisam aflorar pelo trabalho, bondade, compaixão e amor.
A tarefa é árdua pois muitos são os problemas que exigem de nós determinação, compreensão, aceitação e luta constante no bem.
Não devemos nunca ter medo das dificuldades, não devemos nunca recuar perante os obstáculos, precisamos sim de ter fé e confiança em nossas possibilidades de amar sempre.

Tema: “A conquista da Paz”
Conquistar a paz exige batalhas difíceis de ganhar, pois exige o lutar com esforço e amor.
Todos fomos criados pelo Amor, para amarmos e sermos amados, entretanto, precisamos gerar cada momento de nossas vidas em paz.
Sorte e destino alteram-se através de nossas escolhas, já que somos herdeiros dos nossos pensamentos e ações.
Para conquistar a paz, se faz necessária uma árdua semeadura de bons propósitos, as vezes entre espinhos, sofrimento, aflição e lágrimas.
Durante nossa caminhada terrena, vivemos afligidos por problemas e situações de toda ordem, então, se ignorantes ou descuidados, agasalhamos em nós o pessimismo, o desânimo e as queixas.
Precisamos corrigir nosso modo de observar e encarar os fatos do dia a dia, para poder resolve-los com esforço, dedicação, perseverança e sabedoria.
Adquirir a paz no mundo de hoje é trabalho penoso, pois impõem transmutar-se imperfeições pessoais e libertar-se das paixões primitivas e dos entulhos mentais.
Receptividade à luz da verdade, torna-nos dispostos a ressarcir nossos débitos com compreensão e paciência.
Muitas e muitas vezes temos sido convidados à mudança de atitude mental e comportamental através mil mensagens edificantes que nos chegam.
Então, conquistar a paz e preservá-la só depende de nos conhecer, e aplicar e vivenciar o amor. ( Favor Compartilha )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>