RESUMO DA PALESTRA DO DIA 12/05/2014

Palestra desta segunda-feira, (12/05/14), no “Portal de Sananda” (GAF):

Tema: “O Sermão da Montanha”

Ele foi a primeira pregação de Jesus ao povo da época e, foi proferido nas colinas próximas ao lago de Genesaré.
O sermão da montanha é considerado a plataforma do Reino de Deus, por representar o programa divino que visa a auto realização da humanidade da Terra.
Ele é constituído de oito beatitudes que proclamam “felizes aqueles que o mundo considera infelizes, ou seja, os pobres, os mansos, os sofredores, os perseguidores e os puros de espírito”.
Nele Jesus traça a distinção entre felicidade e gozo; infelicidade e dor, sentimentos que só podem ser compreendidos por aqueles que já despertaram para a realidade da verdadeira vida, a espiritual.
Para compreender, porém, tal ensinamento é preciso não se deixar levar pelo intelecto físico mas pela consciência crística intuitiva e desperta.
Infelizmente, o sermão da montanha ainda é de difícil compreensão, pois o orgulho não aceita o “não revidar as ofensas” e o “amar aos inimigos”.
Para os indespertos espirituais realmente, as tarefas propostas por Jesus são absurdas…
Mas, na perspectiva de quem já está espiritualizado, são apenas os convites de mudanças moral, emocional e física que, proporcionarão adentrar numa nova dimensão de consciência grandiosa e elevada.
Para aceitar o que o sermão oferece, é preciso compreender e depois vivenciar todas as atribulações do caminhar terreno.
Mas, para tal, é necessário que cada um realize, em si mesmo, as mudanças de que precisa, usando da meditação. Conheça-te e tudo poderás.

Tema: “Primeiro mandamento”

“Amai a Deus sobre todas as coisas”, eis o primeiro e maior dos mandamentos.
Na antiguidade dos séculos muitos povos adoravam uma variedade de deuses em busca de poder, riqueza e saúde.
Hoje, a maioria dos povos adoram os deuses dinheiro, sexo e poder, deuses modernos cultuados com o mesmo fervor dos de antigamente.
Qual tem sido o resultado da adoração desses deuses materializados?
– Doenças graves, epidemias, guerras, conflitos, violência, sofrimentos, desilusão, depressão e suicídio.
O primeiro mandamento ordena por de lado os falsos e ilusórios deuses.
Ensina o amor à Deus com o coração, colocando-o como o único soberano das nossas vidas.
É preciso compreender que, se a Deus Criador, não for dado o lugar primeiro, todos os demais mandamentos serão apenas regras morais.
Fazer Dele nossa primeira obrigação significa deixar de lado falsas idéias, interesses e desejos.
Amando a Deus sobre todas as coisas, a paz substituirá a angústia, a esperança afastará a depressão e o amor tornará possível evitar o sofrimento.
Somente quando a humanidade compreender a obedecer o:
-“Amarás o Senhor teu Deus acima de todas as coisas”, é que poderá encontrar a felicidade verdadeira, a espiritual.

Tema: “Porta estreita, caminho apertado”

Jesus nos adverte que é pela porta estreita e pelo caminho apertado das dificuldades, que podemos alcançar a vida eterna.
Esse é um alerta para fugirmos à porta larga e ao caminho espaçoso e ilusório da matéria que só nos conduzem à dor e à queda.
Difícil é o caminho do bem que leva à salvação; fácil o que leva à perdição…
Realizar, em nós mesmos, a reforma que se faz necessária é tarefa árdua que poucos conseguem realizar em apenas uma vida terrena.
Toda dificuldade está na transição de um estado de vida antigo e egoísta, para um novo estado que ainda não conhecemos.
Por isso, toda iniciação é difícil, exigindo fé, perseverança e atitudes firmes e conscientes.
Só as ações do ego-personal no mundo dos sentidos (mental e emocional) são fáceis, por se tratar de rotina milenar das personalidades encarnadas. Por isso, todas as coisas na matéria se desenrolam de maneira automática.
O caminho apertado é difícil por ser doloroso o abrir mão das posses, prazeres e conquistas materiais.
A transição para o saber exige disciplina, já que, entre o saber ilusório do ego físico e o saber verdadeiro do espírito, há um abismo profundo a ser superado.
Pelo estudo é possível acessar e ouvir a voz do Eu Divino, que ajuda no saber agir com sabedoria e amor. ( Favor Compartilhar )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>