Queridos irmãos, segue o Resumo da Palestra desta Segunda-feira (24/06/2013), um abraço fraterno a todos.

Tema: “Problemas”

Percorremos a vida criando problemas e, diante às dificuldades que geramos, tratamos de evitá-los fugindo.
Muitas são as vias de fuga (religião, bebida, drogas, sexo, etc…), que pouco resolvem os problemas, mas que muito atormentam a mente (confusão, aflição, incerteza, desacerto, insegurança e tantos mais…).
Durante o vivenciar humano muitos são os problemas à resolver (sociais, econômicos, emocionais, morais, religiosos, etc…), com isso, a mente dividida pelos diferentes modos de vida, torna-se confusa, embotada ou insensível.
Temos muitos medos (de viver, de morrer, de perder e até de ganhar).
Para a segurança no momento de resolver problemas, é preciso que a mente esteja lúcida, não contaminada pelos apegos e ilusões. E isso, só é possível quando nos libertamos do medo, dos dogmas e da ignorância das leis divinas.
Mente liberta, problemas solucionáveis!
Descobrindo que todos os problemas são reações das ações e escolhas feitas no passado ou no hoje, entende-se, aceita-se, e deles tira-se as lições que possibilitem uma vida feliz.
Os chamados problemas inconscientes, são aqueles que, ainda desconhecidos ou incompreendidos como decorrentes dos erros e escolhas feitas, são chamados de obsessões.
Infelizmente, a grande maioria de nós, ainda não sabe viver sem conflitos, então, haja problemas para serem resolvidos.

Tema: “Lei de Progresso”

O túmulo é porta de acesso à vida espiritual, mas, ninguém deixa a Terra em processo igual.
Cada um possui sua porta de saída conforme suas próprias conquistas e merecimentos.
Orgulho, vaidade, egoísmo, rancor, hipocrisia e tantos outros sentimentos infelizes, afastam as criaturas dos fluídos balsâmicos, com isso, geram as quedas morais e espirituais.
Através dos tempos, Espíritos que protegem a humanidade, estão sempre falando no imo de cada um pela intuição… mas, quão pouca importância lhes temos dado!
Se cada criatura atentasse para as circunstâncias felizes ou infelizes, em sua vida, perceberia a voz da intuição no seu interior.
A voz ouvida e o conselho bem aproveitado, muito lhe pouparia em dissabores e sofrimentos.
Ter ouvido de ouvir e acordar!
Quem dorme, caminha às tontas, sem rumo e direção…, no entanto, ninguém dorme eternamente, todos estarão acordados um dia, assim o exige a Lei de Progresso e Evolução.
A luta para evoluir deve ser constante, exigindo esforço e perseverança…
Irmãos que ainda vibram no mal se comprazem em viver atrapalhando quem vive se esforçando no Bem.
Sob o nome de discórdia, tirania, vaidade, hipocrisia, ambição, egoísmo, dogmatismo, etc…, espalham a discórdia, a intolerância e o desamor.
Orar, vigiar, amar, exemplificar! Eis o que nos aconselha JESUS através de seus ensinamentos.

Tema: “O Ato de Criticar”

A crítica é sentimento que já deveria estar extinto da face da Terra.
É preciso entender que ninguém possui visão completa dos acontecimentos, pois só a superfície dos fatos pode ser percebida.
A crítica é vício imperceptível que distrai as criaturas da execução do dever justo, não atendendo as regras edificantes, só complicando o vivenciar terreno delas.

Vamos refletir:
– Se dermos liberdade a língua, ela nos encaminhará à perturbação…
– Se dermos ouvidos a língua, ela nos conduzirá à leviandade…

O caminhar terreno é difícil e as pessoas que caminham lado a lado, não são iguais, mas, acaso a sombra não pede luz; a dor não reclama alívio; e o mal não requer o bem?
Urge entender que, por instantes de crítica, perde-se vasto patrimônio de elevação.
O ideal é não exigir, não cobrar, não acusar, libertando-se da opressão do mal.
Viver na Terra é honra que ninguém deve subestimar!
A crítica dilui os sentimentos bons, anestesia os deveres, dilacera responsabilidade, deixando com isso, paralisados os valores morais que fortalecem o caráter.
A crítica nutre o ódio e a ira, agride na traição e ressurge na hipocrisia…
Vamos vigiar as entradas do coração, permanecendo firmes no posto da Oração

Resumo: Que possamos nos manter sempre em contato com o Alto, através da prece, da meditação, buscando continuamente compreender as situações que a vida nos apresenta, enxergando-as como oportunidades, e não como problemas. Perceber e ouvir nossa intuição sincera pode nos ajudar na evolução e no progresso espiritual. Vigiar nossos pensamentos e palavras, pode nos ajudar a diluir o sentido corrosivo da ação de criticar. Pensemos nisso!

Uma semana abençoada com PAZ E LUZ!
(Favor Compartilhar)