.

10/06/13, e aqui segue o Resumo da Palestra desta segunda-feira, desejando à todos os irmãos muita Paz, Luz e Reflexão!

Tema: Equilíbrio

Qualquer extremismo nos atos, pensamentos e palavras, pode trazer problemas de difícil solução.
O ideal é usar o meio têrmo, não exagerando para mais ou para menos, assim, tudo será realizado de maneira tranquila e equilibrada.
Correr em demasia traz logo o cansaço e, estacionar propicia o desânimo e a acomodação.
Agir, pensar e falar com harmonia, é o ideal para um equilíbrio físico, mental e espiritual.
Alguns fatores são indispensáveis se desejamos o equilíbrio e a harmonia no nosso dia-a-dia, tais como: compreensão, respeito, limite, paciência, tolerância, conhecimento, etc…
É preciso vigiar o verbo para não magoar ou ser magoado.
Não nos é exigido a santidade que ainda não estamos aptos para possuir, mas sim, o desejo sincero de modificação interior.
Usar sem equilíbrio pensamentos, palavras e ações, é perder excelentes oportunidades de reajuste no serviço do Bem comum.
Somos livres para desenvolver tendências, cultivá-las, aperfeiçoá-las ou rejeitá-las se apresentam desequilíbrios que possam magoar ou ofender alguém.
Urge não esquecer que sempre receberemos pelo que fizermos ou deixarmos de fazer, então, é necessário usar sempre o caminho do meio em todas as nossas ações, pensamentos e palavras.
Ninguém nesta Terra é perfeito.
Estamos aqui para aprender e crescer, desenvolvendo nossas potencialidades de amor e sabedoria ainda em estado latente. Harmonia e paz!

Reflexão:
Quando percebermos nosso potencial, quando entendermos aquilo que Jesus nos disse – Vós podeis fazer tudo o que eu faço e muito mais. Vós sois deuses (a energia do Pai está em nós, somos centelha divina) – , aí sim, poderemos um dia, nos livrar de toda a enfermidade. Através da força do nosso pensamento, através da nossa evolução. Usando corretamente a fé, o poder que existe em nós, não esperando um milagre externo.
O milagre externo não existe. O milagre é interno.
“A tua fé, te curou”. Este é o milagre interno. No entanto, estamos sempre esperando que alguém ponha as mãos sobre nossas cabeças e nos cure, sem nosso próprio merecimento…
Ninguém recebe nada, se não houver merecimento!
Caso haja merecimento, o cosmos conspirará para que sejamos encaminhados à um local apropriado para recebermos o que estivermos precisando.
Muitos agem apenas em uma hipnose mental, porém aquele que busca com sinceridade de propósito, sempre achará.
Peçamos:-”Senhor, mostra-me com mais clareza, o que preciso transmutar e não estou percebendo…”
e não:-”Senhor me dê forças!”. Pois forças Ele já nos deu!
Precisamos sim, adquirir conhecimento, pois através do conhecimento, alcançamos a sabedoria, através da sabedoria, vivenciaremos o amor incondicional.
Não devemos querer nos livrar dos problemas, já que os problemas existem na tridimensionalidade para nos lembrar das coisas que precisamos consertar em nós.

Segundo Tema: Os bens terrenos

O desprendimento é uma arte de difícil assimilação, pois temos, ainda, grandes necessidades dos valores materiais na jornada terrena.
É importante, entretanto, não nos deixarmos ser tomados pela “usura” que, por vezes, nos cega o entendimento se possuímos bens terrenos em demasia.
Cada criatura tem uma missão diferente e, de conformidade com sua tarefa, possuirá bens materiais diversificado.
No entanto, na posse da riqueza, a vigilância não deve ser esquecida para que não se afogue, em quem a possui, o poder de servir ao próximo e o entendimento que só o amor deve nivelar todas as criaturas.
Os bens materiais, em si, não é um bem nem um mal, e se são transformados em santo ou carrasco, depende das intenções e do modo pelo qual são empregados.
Se empregados na procura de glórias efêmeras ou de poderes temporais, breve exigirão seus custos.
Se usados com amor, se transformarão na maior riqueza que é a capacidade de servir, ajudar, amparar e perdoar. Seus valores serão a compreensão, a alegria e o bom ânimo.
Desprender-se dos bens materiais, não é abandoná-los, mas sim, fazer deles instrumentos fraternos de auxílio ao próximo.
O melhor antídoto ao apego aos bens materiais é o amor.

Reflexão:
Ainda damos muito valor aos bens materiais.
Muitos de nós ainda “vivem pra ter e não tem pra viver”.
Então, o sistema faz com que queiramos cada vez mais. Não nos contentamos apenas com o que precisamos. Queremos comprar cada vez mais e mais.
Acabamos por ter muito além do que precisamos, entupindo nossos guarda-roupas com coisas que não usamos, que não nos serve e a energia fica ali estagnada, sem ser renovada.
Se não precisamos, não devemos guardar e sim doar!
A energia estagnada com toda certeza atrapalhará nosso crescimento espiritual.
Tenhamos muito cuidado com o ego, com a vaidade que nos leva a querer possuir bem mais do que necessitamos.
Com amor, saberemos o que é fraternidade e a usamos.
Com amor, saberemos o que é necessidade alheia e compartilharemos.
Com amor, não ostentaremos, não seremos vaidosos, não haverá luxúria, egocentrismo, egoísmo.
Não é pecado ser rico. Todos nós experimentamos um dia ser rico ou pobre. Todos.
O que é avaliado é como você usufrui, como você usa a sua “riqueza”.

Tema 3: A lei do choque de retorno

Precisamos nos convencer de uma verdade:
Tudo que fizermos de bom, de virtuoso, de honesto, de benéfico, voltará a nossas mãos em forma de saúde, bem-estar, conforto, alegria e felicidade porque, o bem estanca a fonte de sofrimentos.
Mas, tudo o que fizermos de mau, vicioso, desonesto e prejudicial aos nossos semelhantes, do mesmo modo virá ter conosco, gerando-nos dissabores e dor.
Por isso, a lei do choque de retorno se anuncia assim:
“Tuas ações, depois de atingirem o objetivo para o qual as criastes, voltarão a ti próprio, produzindo em ti, os mesmos efeitos.”
É a lei que não deixa nada impune. Todos os atos, mesmo os menores, que passam desapercebidos, são castigos ou recompensas por eles recebidos.
Por conseguinte é que se explica haver pessoas que na atual encarnação nada de mal fizeram mas estão sofrendo, algumas até sendo visitadas pela dor desde o berço.
É a lei de retorno funcionando; cometeram no passado ações que não deviam e recebem agora, em si próprios, os efeitos que produziram nos outros.
Seremos sábios, portanto, se acionarmos a lei do choque de retorno sempre a nosso favor. Para tal, é preciso que sejamos bons, evitando a maledicência, a calúnia ou qualquer ato que cause prejuízo, sofrimento ou perturbação a nosso semelhante.

Reflexão:
Saber, nós estamos sabendo…
Cabe agora, colocar em prática aquilo que aprendemos.
“Quanto mais lhe for dado, mais lhe será cobrado”.
Muitos perdem a oportunidade que recebemos neste momento tão rico para nosso crescimento espiritual, para a nossa evolução.( Perdendo ou ficando preso às paixões, desejos, ilusão).
Cabe a cada um refletir: o que eu quero, o que eu estou fazendo aqui, como estou fazendo, quantas lágrimas estou enxugando, quanto bem estou fazendo, como estou dormindo, como estou acordando, como estou me alimentando…
Precisamos fazer uma reflexão geral.
Para estarmos bem em qualquer lugar, precisaremos antes, estarmos bem aqui, precisaremos estar bem dentro de nós mesmos. Sem depender dos outros, pois tudo é dinâmico, tudo muda…
As pessoas mudam e quando elas mudam daquilo que projetamos, do que esperamos delas, nos sentimos frustrados.
Por isso, não podemos depender do outro e sim de nós mesmos.
Aí sim, estaremos felizes!

Bem irmãos, eis aqui nosso dever de casa.
Vamos refletir?
Uma iluminada semana à todos ( Favor Compartilhar)