Resumo da Palestra desta segunda-feira
(15/04/13):

O PERDÃO DAS OFENSAS:

Revidar qualquer agressão é gerar as complexidades do ódio.
O ódio é vingador e age contra o código do Amor Divino. Entretanto, é preciso compreender que o inimigo não é só aquele que agride alguém, mas também as paixões levianas, o egoísmo, o amor próprio…
Na presença da agressão, o melhor é esquecer e se possível buscar uma reconciliação. Se impossível esta reconciliação, agir orando pelo agressor.
Perdoando-se conquista-se a paz. O mesmo não acontece com o agressor, que se viu às voltas com doenças que o consomem ( e ele nem se dá conta).
A Lei Divina é uma só: a do Amor, que abrange todas as coisas de todas as criaturas do Universo.
No caso da ofensa, o perdão é uma palavra boa e fraterna. Buscar, estudar e compreender as Leis Divinas conduz aos planos superiores, onde as energias inferiores são detidas.
Muitos de nós estão com muito sofrimento porque no passado tivemos ódio e não soubemos perdoar. Guardamos este sofrimento que foi enraizando.
Quantas idas para o umbral serão necessárias enquanto ainda houver este sentimento de ódio no nosso coração?
Não pensem que iremos para a Colônia Espiritual direto para sermos preparados para uma outra encarnação, se tivermos pendências de ódio para com nosso semelhante.
Seremos enviados para outras moradas do Pai compatíveis com as nossas vibrações. Portanto, estamos em uma escola bendita, em uma oportunidade muito abençoada para resgatarmos as pendências do passado. Muitos que vieram com este propósito, ao invés de resgatar, o estão aumentando…Estarão acumulando sofrimento.
Esta é a Lei Divina. “Toda ação gera uma reação na mesma proporção”.
Quando não aprendemos com a sabedoria e com o amor, aprenderemos pela dor e sofrimento.
Muitos de nós ainda estão sendo hipnotizados pela sedução da matéria. Temos que estar atentos aquilo que realmente precisamos fazer.
Sabem o que Deus quer de cada um de nós?
Que possamos nos redimir dos nossos erros cantando, sorrindo, com júbilo e muita alegria… Não sofrendo. Sofrimento não faz parte do vocabulário de uma Conspiração Cósmica.
Muitos de nós vivemos com a mente concreta e estamos vinculados, presos, amarrados à ela por causa das paixões, desejos, ilusões.
Mente concreta = ego
Mente abstrata = consciência Crística
Parte 2:

POR QUE PERDOAR SEMPRE ?

Em qualquer circunstância devemos perdoar quem nos ofende. Muitas vezes somos convidados ao revide, levados pela ira que nos causa desequilíbrio dos nossos sentimentos.
Não nos esqueçamos que a felicidade pertence sempre aquele que perdoa. Quando o amigo se transformar em algoz, perdoemos.
Se apesar dos nossos esforços no bem, nada conseguirmos, perdoemos.
Vamos refletir antes de reagir às ofensas afim de não nos arrependermos.
Ego aflorado é o que agride verbalmente, que revida, que “não leva desaforos pra casa”.
A exaltação em elevada voltagem fulmina que a emite.
Muitos querem perdoar, mas a força da raiva é maior. Neste caso, é preciso trabalhar o ego: meditando, lendo, entoando mantras, educando a mente.
É preciso ter base, trabalhar para ser capaz.

SOFRIMENTO:

Muitos corações sangram na angústia, no sofrimento por ter se perdido nos labirintos da paixão, nos desejos inferiores e maldades de mentes doentias.
Quando o coração é impuro, aparecem os pré-julgamentos. A pessoa quer falar, quer saber, quer intimidar o outro. É nesta atmosfera do pré-julgamento que o plano errante entra.
O coração puro não vê e não sente quando alguém fala mal dele, porque está protegido, está equilibrado e na Luz.
A Luz não julga ninguém, a Luz não castiga ninguém.
A Luz oferece oportunidades para a pessoa crescer.
Feliz daqueles que trabalham com sinceridade, feliz daqueles que querem crescer com objetividade, fazendo reflexão…
Muitos não se auto-conhecem, muitos não sabem o que está acontecendo consigo mesmo. Então como trabalhar em prol de si mesmo?
Precisamos refletir: como estou tratando meu semelhante? Quanto bem estou fazendo? Como estou me levantando? Como estou me deitando? Como está meu lado espiritual? Como estou? Como estão minhas emoções?
Bastam apenas alguns minutinhos por dia para se auto conhecer. Se conhecer já é o primeiro passo. Aí vem a perseverança, atitude para que se possa vencer.
“A melhor conquista do ser humano é vencer à si próprio”.
Urge que cada criatura expanda a sua consciência para a compreensão da sua verdadeira origem, para a sua luz interior.
A poderosa presença do “Eu Sou” habita em nós. Entretanto, grande parte da humanidade ainda se deixa levar pela ilusão da matéria. Por isso “Muitos são os chamados e poucos os escolhidos”.
É impossível a evolução sem o discernimento, a fé, o conhecimento e a compreensão.
Nenhum religioso pode alcançar a evolução espiritual sendo preguiçoso, imprudente, egoísta, indolente, fraco…
Ante a tribulação, é preciso ser forte, entendendo que a dor é benção de luz na senda da evolução espiritual. O sofrimento é escolha de cada um.
“A dor é necessária e o sofrimento é opcional”.
O sofrimento só está para os seres que se encontram na ignorância das coisas Divinas. Que as nossas ações sejam sempre repletas de harmonia, de luz e de amor!
Para tanto, é preciso vigiar e orar sempre.
A união dos bons sentimentos, dos ideais nobres e das idéias elevadas, são a receita de sucesso para afastar o sofrimento.
“Diga-me com quem andas e te direi quem és”.
Não falta oportunidade pra ninguém. Hoje temos muita facilidade para acessarmos sabedoria.
De acordo com o Mestre Hilarion: “A melhor cura que o ser humano pode ter, é a cura da conscientização

“(Continuação parte 3)

BEM AVENTURADOS OS MANSOS DE CORAÇÃO:

Há pessoas tão agressivas, que conseguem aniquilar dos outros a própria vontade de viver, e ao Cosmos vivem se desculpando dizendo: “Quando me exaspero é porque já fui ofendido ou precipitado”.
Isto revela total desconhecimento aos evangelhos de Jesus, que tem como base a estabilidade íntima do conhecimento do que fazemos aos outros, e não o que os outros nos fazem.
A felicidade está subordinada não ao que se recebe, mas ao que se dá!
Portanto, os que justificam suas impaciências, seus desajustes, atribuindo ao alheio, podemos dizer que não aprenderam nada dos ensinamentos de Jesus.
Que possamos estar atentos à essas explicações dos irmãos espirituais que nos auxiliam, pois eles com certeza querem ver o nosso bem, a nossa felicidade!

Reflitam irmãos…
Muita Paz e Luz à todos.