RESUMO DA PALESTRA DO DIA 09/11/2015

Palestra no Portal de Sananda (GAF), desta segunda-feira (09/11/15):

Tema: “O significado da vida”

Compreender o significado da vida é tarefa que muitos se impõem, mas que poucos conseguem realizar.
Tudo porque tem sido buscado em teorias confusas e complexas quando, em verdade, se encontra acessível no âmago da alma.
– Quem ao menos uma vez na vida não procurou respostas para “quem sou, de onde vim, porque sofro e para onde vou quando morrer?”
Através de milhares de existências, as criaturas tem procurado entender, porque sendo livres para pensar, escolher e agir não conseguem ser felizes plenamente.
Acontece que não é fácil encontrar respostas para tais questionamentos e, a razão dessa dificuldade se esconde num fator de importância transcendental, o desconhecimento da verdadeira vida, a espiritual.
Embora os obstáculos e limitações terrenas, sejam enormes e impeçam conhecer o real significado da vida, não devem se constituir problemas a serem resolvidos mas, uma realidade à ser experimentada.
As dificuldades do dia-a-dia se devem ao grande número de consciências ainda obscurecidas pela ilusão, apelo e falsas identificações com as coisas sedutoras do mundo físico.
Importante é não se fixar no efeito das situações ruins, mas focar a atenção nas causas que a originaram usando da visão clara e do discernimento para chegar à solução dos fatos.
Entretanto, sem conhecimento é muito difícil chegar as respostas, por isso, a grande parcela da humanidade permanece no escuro da ignorância, sem encontrar respostas às suas ansiosas interrogações.
Não é certo resignar-se esperando impotente, por intuição divina. Ninguém nasce para a passividade, a inércia ou a estática, mas, para procurar, aprender e agir com sabedoria.
A verdade das coisas não vem ao encontro de ninguém, cada um precisa buscá-la pelo estudo, observação e reflexão de uma mente livre de preconceito e sempre aberta a tudo que ofereça oportunidades de renovação e conquista.
Mudar exige coração humilde, intelecto livre, pureza de intenção, sinceridade de propósito e ardente aspiração de se reformar intimamente.
Infelizmente, as respostas desejadas não podem ser encontradas no mundo terreno, relativo, enganador e desequilibrado em ética e moral, mas sim, num plano mais elevado de consciência, o cristico.
Enfocar atenção no bem comum torna desperto o que fazia inconsciente, numa passagem lenta mais gradual da obscuridade da ignorância mora,l para a luz plena e infinita da sabedoria divina.
Conhecer, aprender e aplicar na vida os bons preceitos e orientações das Leis divinas, que se manifestam do microcosmo ao macrocosmo, do relativo ao absoluto, com certeza auxilia no encontrar respostas certas para todas as indagações.

Tema: “Consciência desperta”

Na romagem terrena, todos precisam mobilizar e fortalecer os recursos, atributos e faculdades pertinentes ao espírito imortal.
Mas, para progredir e evoluir, é preciso que se busque, interiormente, a essência divina, responsável, consciente e sábia para, num esforço atento e contínuo conquistar a perfeição.
Entretanto, qualquer transformação exige compromisso e responsabilidade para se conseguir por em prática as preciosas lições que a vida oferece.
Enfrentar desafios, lutar pela própria renovação, desenvolver qualidades, fortalecer virtudes, buscar e exercitar ensinamentos dignificantes são metas que tornam possível a libertação das amarras milenares às coisas do mundo.
Importa também, que cada um procure, trace e desenvolva um roteiro seguro e eficaz de vida, no entanto, exige aptidões desenvolvidas e virtudes externadas.
Mas, para se conseguir harmonia, felicidade e paz, se faz necessário despertar em consciência para fazer bom uso do livre arbítrio, permitindo atingir a inteligência racional e a expandir a razão.
A razão é faculdade que abre novas perspectivas de raciocínio, discernimento e vontade através dos sentidos de observação, equação e resolução.
O livre arbítrio, é fonte inexaurível para a liberdade de escolher e seguir caminhos mais retos e seguro de viver.
Para traçar um bom destino é preciso que se auto conheça e renova, o que exige condutas e escolhas coerentes e um esforço constante na interação com as realidades da vida e com as próprias limitações.
Infelizmente, respeito, fraternidade e amor são sentimentos ainda escassos no mundo atual, no entanto, são de extrema importância diante tantos sofrimentos e aflições.
O obedecer, respeitar e amar são sentimentos que procedem da nobreza de caráter, da sabedoria, da compreensão e da humildade, atributos da consciência lúcida e reta.
Quando se exterioriza comportamentos de ética e de moral elevados é sinal de transformação e renovação espiritual em processo adiantado.
Mas, os sentimentos do egoísmo, orgulho , ódio, fanatismo, manipulação e ambição ainda encontram a fraternidade, resultando em medo, frustração, aflição, angústia, perturbação e sofrimento.
A medida que a consciência desperta para o bem, adquire-se maturidade psicológica, moral, espiritual, ajudando no expressar dignidade, respeito e amor, qualidades intrínsecas ao espírito perfeito e imortal.

( Favor Compartilhar )

 

ADQUIRA ESTE LIVRO NO PORTAL DE SANANDA OU PELO SITE WWW.PORTALDESANANDA.COM.BRbaner_livro_alta_resolucao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>