Resumo da Palestra no Portal de Sananda (GAF), desta segunda-feira, 07/09/15:
Tema: “Felicidade”
Grande equívoco é o pensar ser a felicidade, simples ato de despreocupação, momentos de alegria, breve embriagues dos sentidos, acumulação temporária de bens e a posse efêmera de fama e poder.
Lamentável conceito de felicidade, porquanto, ser feliz é algo mais profundo e difícil de ser alcançado por não se encontrar nas coisas do mundo.
A vida terrena é uma sucessão de desafios e obstáculos a serem ultrapassados, onde os valores, sejam de natureza moral ou espiritual, possam ser renovados, fortalecidos e exemplificados objetivamente o externar todas as potencialidades da alma.
No entanto, os estados mentais e emocionais estão sempre sujeitos a mudanças bruscas e, sendo suscetíveis de alterações, podem se expressar em felicidade ou tristeza exigindo atenção constante dos pensamentos.
Na senda evolutiva, a humildade possibilita transformar obstáculos e problemas em superação benéfica e libertadora dos laços e amarras do ódio e do egoísmo.
Então, é feliz quem passa pelas dificuldades com compreensão, bom ânimo e simplicidade, mesmo com os pés feridos nas pedras do caminho e o coração aflito pelas decepções.
Como seres portadores da luz eterna, a criatura humana não pode se deixar abater diante do fruto amargo das más sementeiras do passado, mas deve usar da fé idealista e confiante e buscar as fontes inexauríveis do amor divino.
Para que a felicidade possa ser alcançada nesse mundo de provas e expiações, se faz necessário não desanimar nunca, construir um mundo íntimo melhor no objetivo de novas experiências e em grandiosas conquistas morais e espirituais.
É verdade que o trajeto evolutivo humano é difícil, desafiador e complexo, exigindo responsabilidade nos pensamentos, palavras e comportamentos e com isso ser feliz aqui na Terra.
Urge não se deter nunca, seguindo sempre adiante com empenho rumo ao progresso e a perfeição, pois, cada momento na vida é muito importante para a renovação, construção e exemplificação das virtudes e aptidões.
No entanto, não é necessário que as realizações sejam grandiosas, o importante é não interrompê-las pela preocupação e medo, mas, prosseguir abrindo caminho sempre, colocando a luz da fraternidade para afastar as sombras do pessimismo.
Pouco importa que o esforço para vencer as dificuldades passe despercebido aos outros companheiros de jornada, o fundamental é fazer o melhor prosseguindo fiel até o fim da caminhada terrena.
Se errar, recomece, recupere-se e siga adiante na certeza de que o amor divino sempre envia recursos de luz, paz e saúde que ajudam a reabilitação pessoal.
Vigiar as nascentes do coração de onde brotam os bons e maus pensamentos, ajuda na conquista da felicidade que tanto se busca, no entanto, é bom compreender que ela não se encontre nas coisas desse mundo, mas no mundo do coração.
Tema: “Virtudes”
Caridade:
A caridade consiste em se fazer sempre o bem, em submeter-se às leis de amor e justiça e em não desviar-se do reto caminho do dever e do trabalho…
A caridade exige coração bondoso, humildade, honestidade e consciência tranquila para que não se prejudique o próximo com soberba, vaidade e orgulho…
Não fazer boas obras diante dos homens para ser visto por eles, é a verdadeira caridade, pois que ela não troca benefícios pela gratidão ou aplausos.
A caridade deve ser sincera e verdadeira, isenta de hipocrisia, egoísmo ou fanatismo, mas, deve dar combate ao mal, aos vícios e aos preconceitos com compreensão e amor.
Perdão:
Jesus ensinou a necessidade da misericórdia e do perdão às ofensas, injúrias e injustiças para se expurgar do coração o ódio, a mágoa e os ressentimentos…
É muito importante repelir com todas as forças disponíveis, esses sentimentos infelizes que só geram desejos mesquinhos e indignos de vingança.
Mas, perdoar consiste em não se desejar, nem por pensamentos, a mais pequenina desforra contra o ofensor, não guardando rancor no coração…
Perdoar é ato caridoso para quem o pratica por possibilitar uma consciência tranquila e, para o ofensor, o não desejo de revide.
Fé:
Ter fé é confiar, sinceramente nos desígnios divinos e em si próprio, para vencer as provas e expiações da senda evolutiva na absoluta certeza de vitória…
Mas, ter fé, além da confiança, exige trabalho digno sempre acompanhado de perseverança, coragem, entendimento e alegria… É através do trabalho, que se pode prover as necessidades materiais, buscando conforto e tranquilidade para uma existência segura, proveitosa e feliz…
A fé é instrumento de renovação e progresso, por ela remove-se montanhas para se alcançar caminhos mais retos e suaves.
Fraternidade:
Todos, sejam de raça, credo ou posição social diferentes, são irmãos fraternos por serem filhos do mesmo Pai, com os mesmos direitos e com as mesmas responsabilidades…
Muitas guerras, perseguições, barbáries e violência seriam evitadas, se a fraternidade fosse atitude prioritária nos relacionamentos humanos…
No entanto, a predominância do egoísmo, orgulho e vaidade, tem induzido muitos à soberba e ao desrespeito à vida.
A falta de fraternidade mexe com o mental e o emocional, que em desequilíbrio no julgar e no estabelecer, externam o ódio, a violência, a agressividade, a decepção e a descrença
A fraternidade sincera afasta do primarismo dos maus pendores e ajuda o adotar-se o amor e a compaixão como companhia.
( Favor Compartilhar )
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A PRÓXIMA INICIAÇÃO CÓSMICA MULTIDIMENSIONAL DO DIA 21/11/2015. ( Gratuito ). Detalhes em nosso site: www.portaldesananda.com.br