RESUMO DA PALESTRA DO DIA 10/08/2015

Resumo da Palestra no “Portal de Sananda” (GAF), desta segunda-feira 10/08/15:

Tema: “A importância do trabalho”

Na bendita escola terrena, cada um precisa executar determinado trabalho que o ajude no desenvolver os sentidos de inteligência, observação, aprendizado e cooperação.
Todo trabalho tem como finalidade prover as necessidades humanas, no entanto, o trabalho mais importante é expandir a luz interior e aprender a projetá-la sobre as sombras da própria ignorância, seja moral ou espiritual.
No entanto, trata-se do trabalho individual porque ninguém pode realizá-lo por outro, já que a responsabilidade por sua execução a cada um pertence.
Essa é tarefa árdua e muitas vezes sofrida que precisa de muito esforço, estudo, aplicação e constante disciplina para que seja realizada com bom êxito.
Porém, para realizar qualquer trabalho necessita, em primeiro lugar, conservar a energia vital controlando-a para evitar seu desgaste pelo desequilíbrio mental e emocional pertinente ao dia a dia terreno estressante e conturbado.
Entretanto, a quietude interior permite se faça um trabalho proveitoso e seguro, porque, a pressa do imediatismo só gera condições conflitantes e sofridas.
Infelizmente, muitos permitem que as situações exteriores abalem seus delicados fios de luz ligados às suas almas que, se emaranhando, tornam-se dissonantes resultando dias difíceis e conturbados.
Mas, qualquer trabalho que visa à expansão espiritual, para ser proveitoso, exige intercâmbio livre e sincero entre a personalidade e o espírito que ela expressa no físico.
Quando o trabalho, seja ele qual for, se fizer extenuante ou opressor, é preciso fazer uma pausa que possibilite o aquietar a mente das dificuldades para realizá-lo.
Se todo espírito perfeito é radiante de luz, sabedoria e amor e, se é nosso desejo chegar à perfeição dele, só precisamos estar sempre atentos em nossos comportamentos e escolhas.
Mas, a renovação em todos os aspectos, é muito importante, para realizá-la, no entanto, exige elevação moral e espiritual num constante intercâmbio com o plano superior de vida e com o poder infinito do nosso “Eu Sou”.
A grande realidade é: A eternidade à ser observada é a do agora. Não há passado, presente e futuro como períodos de tempo separados, mas sim, a eternidade do trabalho constante, harmônico e ordeiro no bem comum.

Tema: “Felicidade”

Feliz é quem já possui plena consciência de Deus no coração, numa silenciosa e serena certeza do Seu amor.
Entretanto, alcançar a felicidade num mundo em transformação, não é tarefa fácil, pois exige constante concentração no mental e no emocional, na observância das coisas simples, humildes e fraternas.
Alcança a felicidade quem procura auxiliar, servir, compartilhar e amparar seus irmãos em humanidade ainda adormecidos para a realidade espiritual.
Faz-se importante também para o ser feliz, o sentimento de gratidão por todas as bênçãos e benefícios que chegam em auxílio ao trabalho de renovação íntima, tão necessária ao evoluir e progredir do espírito.
Necessário à felicidade é o sentimento do amor, pois só ele pode expulsar qualquer temor ou aflição por proporcionar confiança e fé em Deus.
No entanto, o ato de confiar, exige estudo, entendimento e plena certeza de que todos os problemas e dificuldades da senda terrena representam somente instrumentos que as Leis Divinas usam para que haja sempre harmonia, ordem e progresso.
Quem deseja ser feliz nunca deve se permitir agasalhar o medo no coração, mesmo diante a violência e o caos de toda ordem, que representam apenas a colheita coletiva de uma plantação ruim.
Como todos os seres criados são portadores de virtudes, muito embora embrionárias, se faz importante não se deixar afligir ou abater antes as conturbações desse mundo em transformação e renovação.
Prosseguir sempre sem desânimo rumo à perfeição, tendo como instrumentos valiosos a compreensão e a aceitação, proporciona paz e tranqüilidade a uma vida feliz.
No entanto, exige que todas as ocorrências diárias aconteçam naturalmente, muito embora, com atenção consciente para resolvê-las sem a presença do medo e do sofrimento.
Mas, quem deseja a felicidade, precisa estudar, aplicar os conhecimentos de maneira adequada, aceitar as dificuldades através do esforço contínuo e ter a serenidade e a confiança para resolver qualquer situação em desequilíbrio.
Com humildade, pode-se compreender que a vida nem sempre corresponde ao que se deseja, mas, que, com certeza sempre oferece a cada um o necessário, que merece ou necessita para ser feliz.
No momento atual da Terra, alcançar a felicidade exige que se acompanhe o processo evolutivo de transformação e renovação por que ela passa.
Mas, acima de tudo, é feliz quem compreende o amparo e o amor que constantemente recebe do mais alto, em auxílio à sua renovação e progresso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>