Palestra no Portal de Sananda (GAF), desta segunda-feira 22/06/15:
Tema: “Viver consciente”
O objetivo maior na vida terrena, não é alcançar a felicidade plena que ainda não pertence ao mundo das sensações, mas sim, buscar o aperfeiçoamento necessário.
A vida física é muito breve, com isso, torna-se impossível numa única existência, despertar em consciência, desenvolver inteligência e fortalecer a razão.
Realizar tal intento, exige trabalho árduo, muito esforço, persistência e compreensão e isso, só os milhares de séculos de experiência permitem.
Só pouco à pouco, uma soma sempre crescente de informações e conhecimentos vão se acumulando permitindo ao espírito, arquitetando seu próprio destino, alcançar a perfeição.
Mas, difícil é a luta da personalidade que o expressa no físico, luta contra o ego inferior, luta contra as intempéries da natureza, luta contra a violência e a miséria e, a luta maior contra seus maus pendores.
Não obstante tantas dificuldades que oprimem, ameaçam, confundem e dificultam seu caminhar, o “ser frágil” sempre se ergue tendo como único recurso a vontade de vencer e progredir.
Lutar contra as seduções e apelos e, principalmente contra si mesmo, é guerra de tamanha proporção que só a compreensão ajuda a vencer.
As energias doentias irradiadas pelos maus pensamentos, e ações, estão sempre atraindo, prendendo e influenciando as escolhas e procederes, daí ser necessário, atenção constante.
A ignorância ou displicência tem levado grande maioria a múltiplas e penosas reencarnações pois, toda renovação ou transformação exige compreensão, entendimento, renúncia e perdão.
É preciso dizer “não” às frivolidades e aos apelos mundanos, avançando consciente para descobrir novos campos de estudo e aprendizado, que possam proporcionar o entendimento do porque das dificuldades e aflições na vida.
Um dia, com certeza, depois de muitas vidas, já amadurecidos pelas constantes lutas (moral, mental, emocional), sairemos das sombras da ignorância e da ilusão para o sol resplandecente do saber e da verdade.
No entanto:
Vitória exige luta,
Realização pede trabalho honesto e constante,
Renúncia precisa compreensão e aceitação,
Compaixão necessita da fraternidade e,
Fraternidade é sol que aquece e ilumina.
Porém, só o amor incondicional salva, eleva e redime.
Tema: “O amor como terapia”
Como o amor encerra em si todas as Leis do Universo, tudo o que fizermos a favor ou contra ele se refletirá em nós.
Sendo a vida uma troca incessante, o poder do amor sempre se projeta para adiante. Hoje é alguém surgindo diante de nós suplicando ajuda, amanhã, diante de alguém, surgiremos nós a suplicar auxílio.
Somos espíritos em processo incessante de evolução nessa bendita escola que é a Terra. Viajores incansáveis, enfrentamos os barrancos, as depressões, os valores e os abismos desse caminho difícil mas necessário à definitivas sublimações.
Por mais tranqüila que se nos apresente a jornada, chega sempre o instante em que precisamos de ajuda para transpor os obstáculos e evitar os perigos pertinentes a senda evolutiva.
Quem ama necessita compartilhar sentimento tão importante, tesouro que nunca se extingue pois sua riqueza é infinita por ter como fonte, o coração infinitamente amoroso do Pai.
Amar incondicionalmente é não exigir que outros nos amem como desejamos, afinal o amor não é moeda de troca nem de obrigação.
Infelizmente, apesar de sonhar com fraternidade e solidariedade em nossas vidas, vivemos buscando com ansiedade as riquezas, títulos e honrarias, realizações puramentes materiais.
A dádiva do amor é a força mais atuante na criação divina, por isso, precisamos desenvolver quanto nos seja possível a capacidade de amar e perdoar.
Mas, é preciso atenção a necessidade de uma palavra amiga que insufla esperança e bom ânimo, de um abraço acolhedor e fraterno no auxílio ao irmão em suas dores.
Amar é não censurar nem cobrar imposto de gratidão ou pedágio de exigências pelo bem praticado, mas é ajudar quanto, como, onde e sempre procurando soerguer e sustentar aquele que se encontre em dificuldades.
Ensina servindo e corrige aprendendo quem já entende a vida, e o porque da dor, da afeição, da frustração e da tristeza.
Solidariedade e cooperação; entendimento e concórdia; alegria e serenidade, fraternidade e esperança, compaixão e amor, são luzes fulgurantes de libertação e cura.
Usando sempre o amor, seremos e faremos outros felizes.
Libertar-se é usar do amor como terapia nas doenças da alma, da mente, e do coração.
ADQUIRA ESTE LIVRO NO PORTAL DE SANANDA OU PODEMOS LHE ENVIAR COM UMA TAXA DE ENTREGA. Detalhes no site:www.portaldesananda.com.br