RESUMO DA PALESTRA – 10/02/14

Tema: Evolução e progresso

A lei de evolução e progresso não rege apenas a vida na Terra, também interfere no destino de tudo quanto existe na Criação.
Representam a vontade de Deus manifestando-se em todos os seres e em todas as coisas que buscam evoluir e progredir.
No entanto, é sempre buscando no exterior quando se encontra abrigada no íntimo de cada um, como sementes embrionárias de todo conhecimento depositado por Deus.
Infelizmente, muitos buscam-na com o coração aflito e a mente obscurecida e sobrecarregada de idéias fixas, dogmas, superstições e preconceitos, não podendo, por isso, encontrá-la.
É imprescindível, primeiro, um auto conhecer-se para então compreender a lei que governa os destinos da criação e obter respostas para os problemas do ser e da vida.
É preciso perceber que a Luz divina reside em todo “ser criado” e, que existem poderes latentes em todos (mito embora sejam desconhecidos para a maioria), para que cresçam, desabrochem e evoluam.
Nada existe na criação que não evolua.
Por isso, essa lei tem como único objetivo despertar, potencializar e dirigir para o exterior, as virtudes latentes em todos os seres, sementes divinas.
A origem de tudo está na mente de Deus, por isso, o destino de cada ser a sabedoria e a perfeição.
Quedas e fracassos podem retardar a evolução, mas, não impossibilitarão o progresso, quando as sementes germinarão belas, perfumadas e perfeitas.
A lei da evolução e progresso impulsiona tudo e todos, seguindo os desígnios do Pai para seus filhos que é a libertação, a evolução e a perfeição.

Tema: “Evolução humana”

A evolução humana pode ser acelerada ou retardada, segundo a aplicação que faz do seu livre- arbítrio.
Na Terra, o ser é constituído de 3 corpos integrados e interpenetrados : o físico, o emocional e o mental.
Nesses corpos estão acumuladas as experiências transmitidas de encarnação em encarnação, mediante o auxílio das leis que auxiliam a evolução e o progresso.
O resultado das ações e reações ao uso do livre-arbítrio é o discernimento do bem e do mal.
É também, a necessidade de uma consciência (o Eu) evoluir e que, é constantemente ameaçada pelo personalismo e egocentrismo do mundo ilusório da matéria.
A alma, embora semente divina, vive constantemente envolta em vários véus que obscurecem sua origem divina.
Partícula de Deus possui todas as suas qualidades em potência, faltando-lhe apenas manifestar-se no mundo , que, só é possível através da personalidade, veículo de manifestações.
O purificar da personalidade, auxilia sua evolução e, se dá encarnação após encarnação até se liberte do jugo material.
A cada nova existência, a lição é retomada precisamente no lugar em que a havia deixado na vida anterior, exigência da lei de evolução e progresso.
O carma é inflexível em sua ação, pois visa tornar perfeito, o ser humano pelo desenvolvimento de suas faculdades divinas.
Sábio , então, é optar pela boa escolha seguindo pela porta estreita da estrada reta que impedem a infiltração das ilusões mundanas.

Tema: “Estudar a luz da razão”

Pequena parte da humanidade encontra -se sedenta de “saber”, não mais se contentando com o “conhecer” superficial.
Estão buscando penetrar no âmago dos ensinamentos edificantes, no intuito de poder descobrir a verdade vivificante que se encontra oculta nas palavras que matam.
No entanto, a luz da verdade espiritual, só se revelará pelo estudo criterioso, pela meditação, pela reflexão que despertarão a consciência para a necessidade do que é mais importante, a prática dos conhecimentos recebidos.
Estudar, não se resume em “ler”, mas, entrar em contato direto com a palavra “viva”, fazendo-a penetrar profundamente na mente, aninhando-a carinhosamente no coração.
É, também, analisá-la e discerni-la fazendo-a deixar de ser palavra “morta” para transformá-la em Luz, separando o verdadeiro do falso, o real do irreal.
A Terra e sua humanidade vivem tempos de dores e lutas, então, alguns se acham doentes do corpo e muitos doentes da alma… É muito maior o número dos que só pedem, do que os que se dão. São irmãos ainda indespertos que só esperam auxílio e favor, nada buscando para progredirem.
Felizmente, embora poucos, os que estão em perfeito equilíbrio (físico, moral, mental e emocional), estão procurando multiplicar suas energias benéficas para auxiliar a melhorar a situação energética em desequilíbrio que impera no mundo.
Vive-se hoje em busca da Luz e da Verdade, que só se revelará no estudo à luz da razão e sabedoria divinas.
Mas, graças aos “poucos” que já pensam bem, sentem bem, ajudam bem, e vivem no bem, será possível o despertar de “muitos” para uma “Era de paz, harmonia e amor”. ( Favor Compartilhar )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>