RESUMO DA PALESTRA – 27/01/14

Tema: “Orgulho e egoísmo”

A maior parte dos sofrimentos na Terra provém do egoísmo, fruto do orgulho.
Todo orgulhoso sente-se superior aos demais nada vendo diante, atrás ou acima da lei, permitindo-se agir sem limites ou respeito ao próximo.
Pensar e agir com egoísmo gera os movimentos vibratórios ruins e, sua repetição constante transforma-se em poderoso gerador dos sofrimentos alheio.
Entretanto, toda força inferior destrói-se por seus próprios efeitos nocivos quando retorna para sua origem traduzindo-se em desilusão e dor.
Toda ação sempre volta à causa que lhe deu origem e, sua influência na vida humana ocorre na hora da reencarnação ao determinar condições e meios para que o reparo das faltas seja efetuado.
Para que o egoísmo e o orgulho possam ser, definitivamente, erradicados da vida terrena, se faz necessário a compreensão de que todos são iguais para Deus.
O espírito se ilumina a cada ação altruísta e a cada impulso de fraternidade, perdão e amor ao próximo.
Inversamente, cada ação egoísta, provoca desequilíbrio que provocam fluídos nocivos e prejudiciais.
Orgulho e egoísmo são sentimentos doentios, desqualificados, infelizes, aflitivos e desumanos.
Despertar e aperfeiçoar a mente na direção do bem comum, constrói  consciência sábia e perceptiva pronta para eliminar qualquer sentimento prejudicial à evolução e ao progresso da humanidade.

Tema:    “Disciplina”

No livro da vida, disciplina é palavra de larga aplicação… Ela nos engrandece quando nos chega por aquisição e, nos violenta quando de nós se acerca por imposição.
A disciplina pode ser útil ou nociva, dependendo da situação. Usada com discernimento traz benefícios… se imposta, subjuga trazendo desarmonia e desequilíbrio (físico, emocional).
Toda disciplina deve ter direção e sentido que sejam coerentes e justos na aplicação e na causa.
Por tal, quem se aproveita do autoritarismo para se proclamar disciplinador, criando normas despóticas e arbitrárias é apenas prepotente, tirano e arrogante.
O sábio usa da disciplina com firmeza, energia, docilidade, e suavidade, pois compreende seus objetivos.
O papel da disciplina não é burilar, lixar ou modelar, mas, equilibrar e ajustar situações em conflito ou desarmonia.
A disciplina não deve ser tão rude que atropele sentimentos, mas sim racional e fraterna.
Em todo Universo a disciplina é usada tanto em seu aspecto macro quanto micro… Está presente nas galáxias e nos pequenos átomos impondo suas diretrizes para que a desarmonia não se estabeleça.
Então, o fugitivo da disciplina seja qual for e não sendo imposta, vai de encontro sua própria natureza de Espírito Divino e Imortal.

Tema: “Paz de espírito”

Para se alcance felicidade relativa do atual plano evolutivo da humanidade, é preciso transcender as preocupações em relação ao dinheiro, fama e poder.
Também se faz necessário abandonar qualquer idéia fixa na obtenção de lucros e o receio de perdas e prejuízos.
No mundo da matéria sempre estaremos experimentando sensações de euforia e expectativas, no entanto, jamais encontraremos a paz de espírito se estivermos oscilando ao sabor das circunstâncias fenomênicas.
É preciso amenizar as preocupações mundanas, nos dedicando mais ao cumprimento da missão que nos propormos realizar para progredirmos moral e espiritualmente.
Se é nosso desejo alcançar a tão sonhada paz de espírito, devemos nos esforçar para levarmos uma vida digna e útil que nada nos envergonhe.
Manter a mente focada em causas altruísticas não nos deixando amofinar com incidentes do mundo ilusório.
Perdoar à todos ainda que os vejamos praticar o mal, envolvendo-os em pensamentos de paz afinal, são irmãos ainda adormecidos para a necessidade de agir no bem.
É preciso despir o “nosso pequeno eu” (ego) expondo o verdadeiro “Eu” que em nós habita, “Deus”.
Vamos fazer nosso “eu menor” se curvar ao nosso “Eu grandioso”.
É difícil? – Não!!!
É só abandonar o desejo das coisas transitórias, buscando as divinas manifestações da “Alma Imortal”.    ( Favor Compartilhar )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>