PALESTRA NO GAF ( PORTAL DE SANANDA ) 11/12/13
Tema: “O espírito”
Todo espírito prova sua elevação, quando todos os atos de sua vida física mostram a prática das leis divinas e a sua compreensão da vida espiritual.
O espírito provém de Deus e para Ele volverá um dia, após percorrer o ciclo imenso dos seus destinos.
Por mais baixo tenha descido ou por mais estacionado esteja, cedo ou tarde, pela atração, se elevará para prosseguir.
O espírito busca sempre o conhecimento e sua assimilação, tendo como objetivo completar seus atributos de perfeição (amor, beleza e verdade), e, ao mesmo tempo, procurar libertar-se da escravidão da matéria.
Para o espírito não existe limites pois, há sempre um plano superior a alcançar e uma nova perfeição a realizar.
Diante cada espírito, um futuro grandioso se apresenta pois, a cada efusão de amor e a cada pensamento generoso sua vibração se eleva em progressão crescente na escala do seu destino.
À medida que se afasta das esferas inferiores, vai percebendo as altas manifestações da justiça, da inteligência, da bondade e do amor.
Tudo é gradual na vida do espírito. A cada grau de evolução obtem sabedoria, luz e angelitude correspondente ao seu estado receptivo de compreensão.
Quando seu corpo fluídico se torna diáfano transparecem as radiações elevadas e puras que lhe possibilita compreender, apreciar e recordar os esplendores do infinito de Deus.
Chegando a esse estágio o espírito terá vencido toda paixão, toda tendência para o mal libertando-se do jugo da matéria e da lei dos renascimentos.
Entra, em definitivo, nos reinos divinos, só regressando para realizar missões sublimes.

Tema: “Personalidade”

Parte da humanidade está renascendo de suas próprias cinzas, procurando a verdade para ser feliz.
Essa busca está levando à reflexão e à meditação que proporcionam o entendimento libertador dos desejos e das fascinações do mundo material.
No entanto, é preciso disciplina, o negar a si mesmo tomando a própria cruz e adentrando pela porta estreita que exige rigorosa observância das imperfeições e o fortalecimento das virtudes.
O espírito é Luz e a personalidade cega, sempre ligada aos desejos e apelos terreno, geradores de dor e aflição, a porta larga.
A cadeia de existências é contínua, por isso, a personalidade reaparece em novos renascimentos para aprender ( o que raramente acontece) por não conseguir fugir do círculo vicioso de erros e quedas.
Entre as muitas ignorâncias na vida da personalidade, a que mais a tem prejudicado, é o desconhecer o ato de “dar-se”.
É a idéia errônea que impera no mundo, o de que pedindo é que se recebe, o que lhe tem acarretado sérios danos impedindo-a se transforme e evolua.
É preciso abandonar por completo a visão materialista de que o corpo físico é o espírito, adotando a visão espiritualista de vida que consiste na verdade de que a personalidade é a manifestação do espírito no corpo de carne.

Tema: “Destino”

Cada um de nós renasce na condição trazendo a herança, boa ou má, de um passado de acertos ou de erros.
Reaparecemos no plano físico para vivenciar um novo ciclo onde acertaremos dívidas, fortaleceremos virtudes e conquistaremos novas capacidades que nos permitam acelerar a marcha do nosso progresso.
Nossa pespectiva de evolução indica um plano e um fim: conquistar a perfeição. Entretanto, essa conquista não pode realizar-se em uma só existência (por mais longa que seja), então é preciso renascer inúmeras vezes para obter-se conhecimento, praticá-los e progredir.
É à custa de muito esforço, lutas e sofrimentos, que abandonamos nosso estado de ignorância subindo degrau a degrau, através de inumeráveis renascimentos no físico e no espiritual.
Como a lei de justiça age no nosso destino, levamos ou trazemos a semente que plantamos, para que frutifique e dê bons frutos.
O bem e o mal praticados constituem a única regra do destino, pois, é na ação sobre todas as coisas que a lei de justiça exerce influência em nossas vidas.
Essa lei fixa as condições para cada renascimento, traçando as linhas principais de cada destino, por tal, é que há pessoas más que parecem felizes e pessoas boas que sofrem… É que a hora da reparação soou para estas, porém, em breve, soará também para aqueles.
O que rege o destino é a lei de responsabilidade que demonstram a necessidade de todo ato recair no destino de cada um.
Nosso objetivo é então o aprimoramento moral, que nos libertando das amarras dos erros, nos conduza à um destino feliz.
Paz e Luz!
(Favor compartilhar)